ROAD TRIP ARGENTINA-CHILE-URUGUAI !!!!

Gente, que loucura!

Na primeira semana de janeiro/2015 decidimos que queríamos fazer uma road trip para o Chile, ingressando pela Argentina e retornando pelo Uruguai.

Nossa roteiro, sujeito a alterações ao longo da trip, seria, basicamente: POA-Santa Fe-Mendoza-Santiago-Valparaiso-Viña del Mar-Pucon-Osorno-Vila Angostura-San Carlos de Bariloche-POA.

Decisão tomada, vamos às providências. O carro estava OK, acabava de passar pela revisão dos 10.000km. Seguro do carro em dia, compreendendo o MERCOSUL, faltavam os seguros suplementares exigidos pelos países. Contratamos o seguro carta-verde junto ao nosso corretor de seguros (também pode ser feito na internet, mas a carta verde demoraria cerca de uma semana para chegar pelo correio, e não tínhamos esse tempo). Ele remeteu por email, imprimimos, e estava pronto. Pelo tempo que ficaríamos em viagem, gastamos cerca de R$250,00 com a carta-verde. O seguro carta-verde não compreende o Chile, então, tratamos de contratar o seguro chamado SOAP junto ao site http://www.magallanes.cl (esse, infinitamente mais barato, cerca de U$10,00, contratado no site, recebido por email e devidamente impresso em casa). Vimos vários relatos na internet de viajantes que teriam adquirido o seguro carta-verde junto à fronteira, com representantes locais. Nós mesmo fizemos isso quando fomos ao Uruguai no ano passado, mas achamos que seria mais caro e corríamos o risco de não encontrar o local aberto no horário em que passássemos na Alfândega.

Passamos a cuidar dos itens exigidos pelos países em relação aos equipamentos do veículo. As maiores exigências são mesmo da Argentina. Além do cambão, foi necessário adquirir um triângulo extra e um kit de primeiros socorros (aquele mesmo que em uma época foi exigido aqui no Brasil).

Dez dias após o início do planejamento, com malas, maleta de ferramentas e de medicamentos prontas, além de cooler devidamente abastecido com frutas, águas e sucos, vam´bora galera!

Saímos no dia 20/01/2015. Entramos na Argentina por Paso de Los Libres, fronteira com Uruguaiana, aqui no RS. Abro um parênteses apenas para registrar que o ingresso  na Argentina foi bem tranquilo. Pouca gente, funcionários com cara de saco cheio, querendo finalizar logo o atendimento. Apesar de termos adquirido todos os equipamentos exigidos para o  veículo transitar na Argentina, nosso carro não foi vistoriado. Ainda, nada perguntaram a respeito de estarmos transportando sementes, alimentos ou produtos de origem vegetal ou animal proibidos. Uma vez na Argentina, seguimos para SANTA FÉ, nossa primeira parada em solo argentino.